1 de agosto de 2008

53º Post - Tateando o Escuro

Semana complicada essa.
Como felicidade de pobre dura pouco, minha felicidade acabou-se logo. Ou acabei com ela? Bem, acho que sou uma pessoa que precisa estar estressada ou triste para funcionar. Constatação do Just e amparada por mim. Estava tudo indo tão bem, eu estava tão tranquilo, só alguns problemas na família. Tudo tranqüilo, na mais perfeita ordem. E isso me incomodava. Incomoda. Ainda está na perfeita ordem, mas uma preocupação nova se apresentou: medo do futuro [para alegria geral da Nação].
Agora em agosto começam as inscrições para o vestibular... Mas o que irei prestar? Essa é uma decisão que terei que arcar por parte da minha vida. O que prestar? Sempre fui estudioso e sempre gostei de estudar. Qualquer área, seja Biológicas, Humanas ou Exatas. Tudo bem que há matérias que simplesmente ignoro ou odeio, mas no geral sempre gostei de tudo. Ótimo, claro, para tirar notas na escola, mas e quanto à escolher a carreira??? Fudeu! Gostaria tanto de fazer pesquisas históricas, análises políticas, mexer com seres microscópicos, descobrir os segredos da vida, quanto quebrar a cabeça tentando resolver uma equação matemática ou participar da construção de um avião.
Até tempos atrás eu estava decidio a fazer Economia. Não era algo tão decidido, mas quem tem certeza nessa escolha? Poucos. Porém eu ia continuar com a escolha. Até que no final do segundo colegial prestei vestibular como treineiro. E ... Que decepção foi aquela? Geografia e História, que eu deveria dominar, simpesmente eram um rascunho. E me fizeram repensar: é isso que eu quero? Ao mesmo tempo, comecei a ler um livro de Biologia da minha irmã. Adorei! Comi o livro, praticamente. De certa forma, eu sempre recusei carreiras biológicas pois sabia que de maneira ou de outra meu pai tentaria empurrar Odontologia para mim [tanto que ele convenceu minha irmã a cursar Odonto]. Eu queria escapar dessa influência, e escolhendo um campo diferente da Biológicas, seria impossível ele tentar me fazer mudar. Porém, eu acabei mudando sozinho. Fiquei martelando a cabeça, pesquise e vi que Biomedicina seria uma boa, principalmente na Unifesp [na verdade, só nela], lá seguiria uma carreira de pesquisador.

Isso até quando meu professor de Física, que sempre disse para eu ser engenheiro ¬¬, quase me esganar por saber que eu havia escolhido Biomedicina. Para ele, eu deveria ser, se não fosse engenheiro, médico. E isso martelou de novo. Pesquisei mais e resolvi pular de carreira de novo. E lá fui eu pesquisar sobre Medicina. E gostei do que vi.

Analizando agora, eu não conseguiria fazer Economia. Não consiguiria pensar em lucros, superávits, balanças e crescimento econômico sabendo das mazelas que assolam o mundo. Alias, uma coisa "boa" em São Paulo é que vejo coisas que nunca veria na minha cidade. No começo, andando pela Sé, vi uma mulher de rua, sentada, pedindo esmola. Mas não foi isso que me chocou... Ela estava grávida, de uns 8 meses provavelmente. Fiquei me perguntando o que seria daquela criança, como nasceria [se nasceria] na imundíce das ruas do Centro e o que ela se tornaria. Vi crianças bem pequenas, em seus trapos, andando pelas ruas: o que elas serão? Mas o fato mais marcante foi de uma vez quando voltava da Avenida Paulista com Miojo. Na Vergueiro, um senhor, maltrapilho, provavelmte um mendigo, vira para mim e diz:
- É só seguir reto, em frente?
- E para onde o senhor que ir?, perguntei.
- Para lugar nenhum.

Falou isso numa tranquilidade, numa certeza, num prazer como se dissesse " Te enganei, babaca". Foram palavras ditas de uma maneira que ainda não sei bem explicar. Foi um soco no estômago. Continuei andando, enquanto ele me seguia com os olhos, rindo. O que será que o levou a viver nas ruas e não saber para onde ir?
De certa forma, o que eu queria é poder ajudar mais as pessoas. Sei que tantas outras profissões podem me dar essa chance, mas acho que Medicina proporciona um alcance maior e igualitário. Sei que a área da Saúde tem se comercializado mais nesses últimos tempos, mas onde não encontraremos mercadorias?
E chega agora na metade deste ano, fica essa dúvida, será que sigo tal carreira? Acho que o fato de estar assistindo à algumas series no SBT , como Nip Tuck [Estética] e Grey's Anatomy, tenham me deixado um pouco "abalado". Provavelmente sim, ainda mais por retratar cirurgiões. Mas ao mesmo tempo que tenho medo de seguir tal carreira, adoraria trabalhar como médico.
Acredito que seja tudo nada mais que medo de não conseguir passar esse ano. Medo do futuro. Talvez eu esteja como aquele senhor, sem saber para onde ir, o que fazer, quando e o porquê. Lugar nenhum talvez. Não gosto quando meu destino sai do meu controle, tenho que tê-lo previamente planejado. Sei que isso totalmente é impossível, mas essas incertezas me quebram.
Mas não se preocupem, as coisas se resolvem [ou eu as resolvo!]
Como este sábado estou voltando para Sampa, provavelmente não postarei tão cedo [odeio postar em Lan Houses...]. Felizmente desta vez meus pais vão me levar! Ainda bem, pois a quantidade de livros que trouxe e nem usei [que raiva disso] é enorme, a mala deve estar com quase 100Kg, e andar com ela na rodoviária seria um sufoco. Além disso, minha mãe quer fazer umas comprinhas na Liberdade ; )
Qualquer coisa apareço!
Abraços

15 comentários:

FOXX disse...

ow
q pena q vc vai sumir por um tempo
gostei do novo layout

Anônimo disse...

Escolhe Educação Física e já era. \o/

Fala, Garoto! disse...

Fala, garoto! Tudo bem? Decidir o seu futuro é o maior erro da humanidade. Certamente, nunca saberemos quais são as nossas vocações. A vida nos ensina. Abs

Goiano disse...

gente
que post denso
quase me senti vc a uns anos atras... so que liguei o foda-se e marquei um curso q gostava mais ou menos e todo mundo ficou avisado: se eu nao gostar eu mudo de curso,faculdade ou país... mas no fim eu acertei

bjos

Anônimo disse...

Acho esse assunto ótimo.
Eu sempre tive certeza do que queria: jornalismo.
Tudo bem q pensei em história por um periodo, mas sabia que queria ser jornalista, mesmo assim.
E acabei fazendo administração, trabalhando no serviço publico e usando meu 'dom' pra escrita pra outras coisas.
Vá entender!
Se sou feliz?
Acho que sim! hehehe
Bjo e não suma tanto.
Sinto falta.
Bjos

Just a Boy disse...

"medo do futuro [para alegria geral da Nação]."
corrige ai q eu sei q tu quis dizer: "para alegria geral do just a boy"
kkkkkkkkkkkkkkkk
maninho, nao acredito q teus pais nao criaram a cara de pau de te dar um pc novo...
deve ser pq eles sabem q tu vai querer fazer pegação no bate papo da uol
uhauhauahuah
so pra quebrar o climão do texto
enfim... ja te disse, vem fazer medicina aqui na minha cidade q tu passa, vira rei e top de pegação com as beshas da city (menos comigo q ainda assim arraso com todas)
uahuahauhuah
filhinho, relaxa!
beijos
e eu te adoro mesmo com essa foto tipo: sente o corpithu e se joga!
ai, tu me mata de vergonha

Anônimo disse...

Passando pra não perder o hábito.
Bjos

Anônimo disse...

Oi de novo!
rs

Thiago de Assumpção disse...

putz.. ja e dificil descide o curso...
imagino na minha epoca com 17 anos e ainda cheio de duvidas...

Anônimo disse...

Rapazinho, bom retorno.
Abração

Anônimo disse...

Continua sumido hehehe

Anônimo disse...

rs.. desculpa por mtas coisa cara...
vc queria o link.. nao sei de que vai adiantar pra ti.. mas ta aqui...

http://dilemaourico.blogspot.com/

se cuida e sorte pra ti.. mta sorte em tudo.. *bye

Anônimo disse...

Nada ainda?
rs...

Bjo

Jimmy disse...

Eduuuu
miss you like crazy!
cadê você mate?
hehehehe
saudades de vc , muitasss
meu blog está agitado, andam acontecendo umas coisas bem seriado americano, checa lá
hahaha
beijos

Anônimo disse...

ai ai